Regras de etiqueta para homens que você precisa saber

Regras de etiqueta para homens que você precisa saber é um processo muito importante. Alguns homens consideram bobagem se preocupar com regras de etiqueta, porém, dedicar um tempo para conhecer esses hábitos é o que vai te diferenciar dos demais. Os bons costumes, independente da época ou lugar em que você vive, devem ser exercidos. Por isso, separamos algumas regras de etiqueta para homens que você precisa saber.

Regras de etiqueta para homens que você precisa saber (Imagem: Divulgação)

Regras de etiqueta para homens que você precisa saber – Confira!

Na hora de exercer uma regra de etiqueta ou um ato de boas maneiras é importante considerar a pessoa que está com você e o ambiente em questão. Atualmente, muitas mulheres por exemplo, consideram algumas ações um pouco ultrapassadas. Para algumas mulheres, abrir a porta do carro é uma incrível demonstração de cavalheirismo, já para outras é um esforço machista e desnecessário uma vez que, mulheres conseguem abrir a porta do carro sozinha. Por isso, a primeira e mais importante dica é: saiba com quem você está lidando.

Mas, além dessas dicas básicas e clichês de etiqueta, que podem gerar controvérsias, apresentaremos dicas práticas que são indispensáveis e que ainda não saíram de moda e te deixarão com um “ar” de maior elegância.

Refeição fora de casa

Atente-se ao posicionamento dos talheres na mesa. (Imagem: Divulgação)

Ao fazer uma refeição fora de casa existem muitas regras de etiqueta aplicáveis. Tudo começa com o convite. Se você vai convidar alguém para uma refeição e diz: “ Você é meu convidado! ”, significa que o pagamento da conta é de sua responsabilidade. Se essa não for a sua intenção, apenas diga: “O que acha de irmos a um restaurante? ”. Dessa maneira cada um fica responsável por pagar a sua parte da conta. Além disso, há também a possibilidade de uma das pessoas oferecer para pagar tudo ao final da refeição, nesse caso, o ato mais educado é aceitar.

Ao chegar no restaurante é educado permitir que sua acompanhante do sexo feminino se sente à mesa primeiro que você. Caso ela chegue ao restaurante depois de você, levante-se quando ela chegar. Mas em uma situação em que o seu acompanhante for do mesmo sexo que o seu, pode se sentar ao mesmo tempo que ele.

Durante a refeição também existe algumas regras a serem seguidas. Você sabia que o modo em que seus talheres estão posicionados diz muito sobre você? Veja abaixo o que significa cada posição de talher. Além disso, ao estar sentado à mesa, nunca coloque os cotovelos na superfície da mesa. Essa atitude só é permitida entre as refeições (entrada, prato principal, sobremesa etc) ou quando não houver nenhum alimento na mesa. Cotovelos sobre a mesa só são aceitáveis em ambientes bastante informais como pubs ou bares.

Vestimenta correta

Saber o que vestir e como vestir em determinada ocasião é importante para manter sua imagem e reputação. Em alguns eventos o convite determina qual o traje a ser usado, mas muitas vezes essa informação não vem especificada e depende inteiramente de você escolher a roupa adequada para a ocasião. Traje de gala ou esporte fino? Social ou casual? Nessa hora muitos homens erram na decisão da vestimenta. Por isso é importante estar atento as regras de etiqueta sobre esse assunto.

Por exemplo, para um casamento diurno, reuniões escolares de seus filhos ou até mesmo um almoço o ideal é usar camisa social, calça jeans e sapatênis. Já para um casamento noturno, um almoço de negócios ou uma entrevista de emprego, a melhor escolha é camisa social, blazer, gravata, calça e sapato social.

Camisetas e shorts (de qualquer comprimento) só devem ser usados em eventos extremamente informais como: churrascos com os colegas, festas na piscina, reuniões familiares ou encontro com os amigos. A única exceção é quando o convite especifica o uso de shorts ou bermuda, como um casamento na praia, por exemplo.

Mas saiba que, as regras de etiqueta referentes a vestimenta não estão relacionadas à moda. Você não precisa usar o último lançamento das passarelas para estar adequadamente vestido. Aposte sempre no seu estilo próprio e sinta-se confortável com a escolha da sua roupa. O importante é saber o que vestir e qual a melhor combinação existente a se fazer em cada ocasião.

Higiene pessoal

A sua higiene define quem você é. Muitos homens, por exemplo, não se importam em cuidar da barba, do cabelo e até mesmo das sobrancelhas. Mas em certas ocasiões, como por exemplo uma entrevista de emprego, é muito importante que você esteja com a barba feita. Isso não quer dizer que você não pode ter uma barba grande, ela pode ser do tamanho que você quiser desde seja bem cuidada.

E isso vale para todo o corpo. Aprenda a entender o seu corpo e utilizar produtos disponíveis no mercado para se cuidar melhor. Por exemplo, se você é um cara que tem problema demais com o suor, procure comprar um antitranspirante que te ajude com esse problema. São esses pequenos detalhes que fazem toda a diferença, tanto para você mesmo como para as pessoas ao seu redor. A sua imagem deve ser sempre convidativa, pois tudo começa pela aparência. Atraia as pessoas para você, dessa maneira você estabelece relacionamento pessoal e redes de networking.

O uso das flores

Saber escolher as flores certas para presentear é muito importante. (Imagem: Divulgação)

Dar flores à uma mulher pode ter diversos significados, por isso é importante você conhecer cada um deles, para não errar na hora de presentear ou homenagear alguém importante à você.  Como a maioria pensa, muitas vezes as flores estão relacionadas ao romantismo, mas nem sempre é assim! Existem diversas situações em que as flores são uma ótima maneira de expressar os bons modos. Por exemplo, para presentear alguém sem que haja interesse amoroso como um aniversário ou formatura, aposte na variedade de flores alegres, como girassóis, crisântemos, margaridas, lírios etc. Já para um presente romântico, use as rosas vermelhas. Elas são símbolo do amor e se tornaram mundialmente famosas no Dia dos Namorados.

E aí? Você já praticava alguma dessas regras de etiqueta? Lembre-se sempre de se esforçar e dar o seu melhor para ser um perfeito cavalheiro.

Add Comment