5 coisas que ajudam a prevenir a queda de cabelo

Confira 5 coisas que ajudam a prevenir a queda de cabelo e resolver esse problema que, não só homens, mas muitas pessoas têm! Diariamente perdemos cerca de 50 a 100 fios de cabelo. Parece muito, não é? Mas se pensarmos que temos mais de 100 mil fios no couro cabeludo, até que não é muito perder 50 fiozinhos. Mas, infelizmente, perder cabelos não é uma coisa boa e pode ser reflexo de diversos problemas de saúde. Por isso é importante ficar atento e seguir as dicas abaixo para evitar que isso aconteça com frequência.

5 coisas que ajudam a prevenir a queda de cabelo (Imagem: Divulgação)

5 coisas que ajudam a prevenir a queda de cabelo

É importante você saber que, assim como as outras partes do nosso corpo, as células que deixam o cabelo forte e bonito dependem de um estilo de vida saudável. E existem algumas coisas que você pode fazer para ajudar a prevenir a queda de cabelo. Confira!

Mantenha o cabelo sempre limpo

Muitas vezes as pessoas pensam que lavar o cabelo todo dia faz ele cair. Isso é um mito. Se você deixar de lavar o cabelo, a sujeira e a oleosidade se acumularão em seu couro cabeludo, e isso sim fará com que seu cabelo tenha tendência a cair. E essa lavagem também não deve ser feita de qualquer jeito. Procure um shampoo específico para seu cabelo (existem diversos tipos: para oleosidade, para caspas etc) e evite lavá-lo em água muito quente, preferencialmente menor que 25ºc, assim você não agride o couro cabeludo e os fios.

 Tenha uma dieta balanceada

Uma dieta balanceada pode ajudar na prevenção de queda de cabelo. (Imagem: Divulgação)

Existem diversos alimentos que ajudam muito a prevenir a queda de cabelo. Se for possível para você, tente incluí-los na sua alimentação e com toda certeza terá um resultado positivo. Listamos alguns dos principais alimentos que ajudam com isso:

  • Salmão: é fonte de proteínas e vitamina D, que ajudam no fortalecimento dos fios. Também tem ômega 3 (ácido graxo) que é essencial para a saúde das membranas das células e da pele do couro cabeludo.
  • Lentilha: é um ótima fonte de proteína vegetal e contém ferro, zinco e biotina, que ajudam a prevenir a queda dos fios.
  • Nozes: além do ômega 3, as nozes também possuem biotina e vitamina E, importante para proteger as células de danos.

Pratique atividades físicas

A prática de exercícios físicos libera endorfinas que diminuem o estresse e te ajudam a manter o corpo saudável. Dessa maneira você conseguirá evitar, e muito, a queda de cabelo sem motivo.

Evite o estresse

Estresse pode ajudar na queda de cabelo. (Imagem: Divulgação)

Procure fugir de toda situação que possa te causar um pico de estresse. Esses picos, além de prejudicarem sua saúde, contribuem para a queda de cabelo. Então, tente relaxar e sempre que for possível tente fugir do estresse, se acalme e lembre-se que os seus fios estão caindo a cada minuto de nervoso.

Evite bebidas alcoólicas

A ingestão excessiva de álcool aumenta a produção de radicais livres em nosso corpo. Ou seja, promove inflamações em alguns tecidos, incluindo a pele do couro cabeludo. E, consequentemente, essa inflamação faz o seu cabelo cair. Sem contar que, o corpo também precisa trabalhar mais para metabolizar o álcool ingerido, esse esforço gera um desgaste do metabolismo que também aumenta a queda capilar.

Agora que você já conhece algumas dicas de como evitar a queda de cabelo é só as colocar em prática. Mas lembre-se que, nem sempre sua queda de cabelo é por simples motivos como o estresse citado acima. Existem algumas doenças que podem provocar danos ao couro cabeludo e, se for o caso, só é possível reparar fazendo um tratamento especializado com um dermatologista. Então também é interessante visitar um profissional regularmente para ver se está tudo em ordem.

Add Comment