Foliculite: 10 dicas para evitar

Foliculite: 10 dicas para evitar esse problema que pode ser um incomodo para muitos homens. E se você não sabe o que é foliculite, não se preocupe! Aposto que você sabe o que é, só não conhecia por esse nome.

A foliculite nada mais é que aquelas bolinhas vermelhas, que são na verdade pelos que crescem e se curvam para o interior da pele. Praticamente um pelo encravado. Mas a diferença é que na foliculite esses pelos se contaminaram com alguma bactéria ao se curvar, criando uma infecção no folículo. Ou seja, um pelo encravado pode se tornar uma foliculite.

Foliculite: 10 dicas para evitar (Imagem: Divulgação)

Foliculite

Como você já viu, é importante evitar a foliculite. Geralmente ela aparece como espinhas, de ponta branca, em torno de um ou mais folículos (pelos), sendo superficial, pode coçar e provocar dor. Nos casos de apenas uma inflamação do pelo, ela sara sozinha, mas em alguns casos mais graves e recorrentes é necessário um tratamento especializado. Por isso, separamos 10 dicas que como evitar esse problema. Confira!

Tudo começa com os pelos encravados

A foliculite é um pelo que teve contato com bactéria e contaminou (Imagem: Divulgação)

A foliculite é um problema que atinge homens e mulheres e surge em qualquer local que tenha pelos. Mas, o mais comum em homens é na barba. E por ser uma infecção ela pode trazer diferentes sintomas e reações à sua pele. A principal maneira é não deixar que os seus pelos encravem, pois tudo começa a partir daí

Mantenha a pele limpa

Higienizar a pele é um processo muito importante para evitar a foliculite. Lavando bem o rosto todos os dias com um sabonete suave, você evita o acúmulo de sujeira e impurezas que podem gerar infecções e inflamações. Além disso você já contribui para uma pele mais bonita e saudável.

Cuidados antes do barbear

Não ignore o processo pré-barba. Ele também é importante para prevenir certos problemas, inclusive a foliculite. Use hidratantes e cremes para barbear, deixe o produto agir na pele de 5 a 10 minutos antes de começar a se barbear. Evite produtos com muita oleosidade, queremos a pele a mais sequinha possível. Afinal, a pele da face já é muito oleosa por si só.

Faça a barba com água quente

Lavar bem o rosto pode evitar a foliculite (Imagem: Divulgação)

Fazer a barba com água quente ajuda a abrir os poros da face, limpando-os de qualquer bactéria ou sujeira que continha ali. Depois de terminar já lave o rosto com água fria para fechar os poros logo em seguida, para evitar inflamações.

Faça a barba no banho

Se você não quiser ter o trabalho de esquentar uma caneca de água para se barbear, faça esse processo de forma prática e rápida é durante o banho. Á agua do chuveiro já é quente e o vapor ajuda ainda mais.

Cuide das suas lâminas

Cada um tem um jeito diferente de se barbear, alguns com navalhas outros com barbeadores. Mas independente disso o importante é utilizar sempre lâminas novas toda vez que for tirar os pelos. Isso evita qualquer possível contato com alguma bactéria.

Tire os pelos no sentido correto

Até o sentido em que você elimina os seus pelos influencia para que eles encravem. Por isso, evite tirar os pelos no sentido contrário, isso não é bom para a pele. Tire sempre no sentido em que eles crescem.

Valorize o pós-barba

Logo após se barbear existem alguns cuidados que você pode adquirir como prática para evitar inflamações e coceiras. O uso de um hidratante por exemplo, é uma boa pedida. Procure produtos que façam bem à sua pele.

Consulte um dermatologista

Frequentar um dermatologista de vez em quando é uma ótima ideia. Ele te ajudará com cuidados e tratamentos especiais para cuidar da sua pele. Isso previne diversas complicações futuras que poderiam ser uma dor de cabeça.

Depilação a laser é uma opção

A depilação a laser pode acabar com este problema. (Imagem: Divulgação)

Se você tem muitos problemas com pelos encravados, tanto na barba, como na perna ou em outros lugares, a depilação a laser pode ser a solução definitiva para esse problema. Isso evita a agressão constante na pele por lâminas e ajuda a diminuir os pelos encravados.

Add Comment